domingo, 25 de junho de 2017

VMware Horizon Assessment



Pessoal que esta iniciando na área de EUC mais especificamente com VMware Horizon e não sabe por onde começar o esboço de seu PoC e/ou assessment de EUC/Horizon  a VMware disponibiliza algumas ferramentas para facilitar esse trabalho. Abaixo segue as principais ferramentas com um breve overview:

Capacity Planner for View

Ferramenta ideal para realizar um assessment em clientes que já definiram pela utilização de uma infraestrutura EUC, com o Capacity Planner for View podemos ter as métricas de hardware/software dos desktops, assim como dados de performance para auxiliar na definição do sizing ideal para o cliente. 

Através de um collector instalado on-site todas essas informações mencionadas são enviadas para um portal Web da VMware onde podemos trabalhar com os dados coletados, e definir o hardware/sizing ideal para ser utilizado. Um dos diferenciais do Capacity Planner for View é o fato de coletar todas essas informações sem a necessidade de instalação de agents nos desktops a serem analisados, assim sendo o menos intrusivo possível no ambiente do cliente.

VMware Systrack

Através do Systrack você irá conseguir obter o perfil de usuário, aplicações utilizadas, serviços, sites e etc, para o ambiente VDI. Todas essas informações são obtidas através de um agent instalado direto nos Desktops hoje utilizados pelo cliente. Todos os dados são enviados para o sistema do Systrack e a partir disso você poderá criar gráficos e ter as métricas necessárias para futuro sizing. O VMware Systrack é similar ao Capacity Planner for View em alguns aspectos, porem mais intrusivo visto que temos a necessidade de um agent em todos desktop a ser monitorado, além de ser uma parceria entre a VMware e a Lakeside Software empresa especializada em assessments e sizing.

VMware Demo / Test Drive

O VMware Demo se aplica perfeitamente em clientes que não possuem infraestrutura para realização de PoC/Assessment da suíte do Horizon.
Através do VMware Test Drive você consegue disponibilizar um usuário para o cliente onde ele poderá testar todas as funcionalidades da suíte Horizon sem a necessidade de nenhuma instalação e/ou configuração por parte do cliente, sendo necessário apenas o acesso através de um dos clients do Horizon.
Dentro do Horizon ainda existe a possibilidade de apresentar e testar junto com o cliente as seguinte funcionalidades:

Ø  Desktops
o   Windows 7
o   Windows 8
o   Windows 10
o   Linux

Ø  Simular Desktops com placas de aceleração gráficas NVIDIA-Grid
o   Auto-Cad
o   Edição de Vídeos

Ø  Workspace One

Ø  Air-Watch

Ø  Horizon Flex

Eu particularmente sempre  que possível procuro realizar o PoC on-site com o cliente, pois assim acredito que o entendimento da ferramenta pode ser melhor detalhado conforme avançarmos com a PoC, porem se o cliente não possuir infra ou tempo hábil para a realização de uma PoC o VMware Test Drive atende perfeitamente.

Aqui apresento um Overview das ferramentas que podem e devem auxiliar a todos juntos aos seus respectivos clientes e projetos de EUC, quando possível irei falar detalhadamente sobre cada produto.

Obrigado a todos e caso tenham alguma duvida deixe nos comentários, se gostou do conteúdo divulgue a seus amigos e clientes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário